quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Textos bíblicos que condenam a adoração a imagens

A adoração de imagens até parece coisa de um passado longínquo, mas não é. Ela esteve presente nas sociedades antigas e também está presente na sociedade moderna. Isso acontece porque o homem tem um desejo profundamente enraizado de ver e tocar, de poder interagir de uma forma física com aquilo que ele crê que é maior do que ele. Mas Deus deixou claro na Bíblia diversos textos bíblicos que condenam a adoração a imagens.

Observamos nas revelações bíblicas que uma das coisas que Deus mais falou no texto sagrado foi sobre o desagrado Dele em o homem adorar imagens, em o homem fazer de imagens seus deuses. É por isso que trago hoje uma série de textos bíblicos que condenam a adoração a imagens para que todos possam refletir sobre a posição de Deus sobre isso. 

Depois de ler esses textos, certamente você vai ver de forma diferente esse tipo de adoração que desagrada o Senhor Todo Poderoso.

Textos bíblicos que condenam a adoração a imagens

Textos bíblicos que condenam a adoração a imagens

Adoração ou veneração?

Mas antes vamos entender uma coisa importante: Algumas pessoas que têm imagens e interagem com elas em seu dia a dia, dizem que não as adoram, mas as veneram. Segundo o dicionário Online Priberan, alguns dos significados de venerar incluem “ter estima respeitosa por; tratar com muito respeito. Ter em grande consideração”.

Nesse sentido, algumas pessoas têm fotos de familiares, esculturas artísticas e outros tipos de imagens que remetem a pessoas que tiveram um papel importante no mundo ou em suas vidas e não quebram os mandamentos bíblicos apenas por ter essas imagens. No entanto, a maioria dessas mesmas pessoas fazem pedidos para as imagens, atribuem a elas milagres, ajoelham diante delas, acendem velas diante delas, as cultuam, estabelecem que elas as protegem de perigos, etc. Essas atitudes representam adoração a imagens e são pecados condenados na Bíblia. Dizer que venera na teoria e na prática cultuar, é um grave erro de hipocrisia de nossa sociedade atual.

Textos Bíblicos que condenam a adoração a imagens

Os textos bíblicos que condenam a adoração de imagens são muitos. Vou destacar aqueles que acho os principais e que demonstram claramente o desagrado de Deus com tal prática.
O mandamento sobre adoração de imagens:
a) “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Êxodo 20:4-5).

Inclinar-se perante imagens é pecado:

b) “Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura nem coluna, nem poreis pedra com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o SENHOR, vosso Deus” (Levítico 26:1).

Colocar imagens em altares, em posição de culto é pecado e abominável ao Senhor

c) “Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominável ao SENHOR, obra de artífice, e a puser em lugar oculto. E todo o povo responderá: Amém!” (Deuteronômio 27:15)

O rei Asa eliminou as imagens que eram adoradas e agradou a Deus

d) “O rei Asa depôs também a Maaca, sua mãe, da dignidade de rainha-mãe, porquanto ela havia feito a Aserá, uma abominável imagem; Asa destruiu-lhe a imagem, que, feita em pó, queimou no vale de Cedrom” (2 Crônicas 15:16)

Orar para as imagens e fazer petições a elas representa erro grave

e) “Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender” (Isaías 44:17-18).

A adoração a imagens leva ao caminho da mentira:

f) “Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que ele mesmo esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego” (Jeremias 10:14)

Não adorar a imagens, mesmo que seja tradição ou lei é elogiado na Bíblia

g) “Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste” (Daniel 3:18)

As imagens representam um laço de mentira

h) “Que aproveita o ídolo, visto que o seu artífice o esculpiu? E a imagem de fundição, mestra de mentiras, para que o artífice confie na obra, fazendo ídolos mudos?” (Habacuque 2:18)

A tentativa de transformar Deus em uma imagem é pecado

i) “e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si” (Romanos 1:23-24)

As imagens e quem elas representam não têm qualquer poder. Tem apenas o poder de enganar e levar para longe do Senhor

j) “Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não veem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam” (Salmos 115:8)

Esses são os principais textos bíblicos que condenam a adoração a imagens e demonstram claramente como Deus se desagrada quando o homem faz de imagens deuses, quando o homem engana o seu próprio coração, prostrando-se diante de imagens, fazendo petições a elas, cultuando-as, estabelecendo que elas geram milagres, etc.



www.esbocandoideias.com

Presbítero André Sanchez





Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Cadastre seu email e receba nossas novidades