domingo, 6 de novembro de 2016

Os 4 benefícios de quem lê a Bíblia todos os dias


Os 4 benefícios de quem lê a Bíblia todos os dias




Quando estudamos o Salmos 119 observamos algo muito impressionante: o salmista olha para a Palavra de Deus com um amor incrível. Ele chega a declarar: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” (Salmos 119:97).

Observamos nas palavras dele dois elementos muito importantes para que consigamos começar a obter esses benefícios que vou ensinar abaixo: o primeiro é o amor pela Palavra. Devemos aprender a amar a vontade de Deus, amar as leis do Senhor. Esse amor nos levará ao segundo elemento, que é o contato com ela. O salmista testemunha que meditava todo o dia na lei do Senhor. Isso significa que ela fazia parte da vida dele, de seu dia a dia, de suas decisões, de seus aprendizados, de seus planos, etc. Agindo dessa forma o salmista mostra que colhia diariamente quatro benefícios incríveis que todos nós podemos também colher. Vamos conhecê-los?

(1) Mais sabedoria

A declaração do salmista mostra o seguinte: Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo” (Salmos 119:98).Aquele que ama a lei do Senhor e tem um contato próximo a ela, colhe o benefício do aumento de sua sabedoria. Sabedoria é diferente de inteligência. Inteligência tem a ver com aprender bem as coisas. Sabedoria tem a ver com enxergar a vida e tudo nela com mais profundidade, sabendo tomar as melhores decisões (e que agradam a Deus) quando necessário. É um conjunto de saberes que faz a vida mais leve, mas profunda, mas agradável. O benefício de ter a sabedoria de Deus em nós é incrível!

(2) Mais compreensão

O salmista observa que o contato com a palavra de Deus lhe proporcionava uma compreensão da vida que ia além do que ele já havia aprendido com as pessoas: Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos” (Salmos 119:99). A compreensão da vida, dos acontecimentos, das provações, enfim, de uma série de fatos que vivemos e que o mundo vive, é um grande benefício de quem está ligado a Deus. Compreendemos mais do que as outras pessoas porque sabemos também sobre o espiritual, sobre os planos de Deus, sobre a soberania do Pai e uma série de outras revelações que a Bíblia nos traz.

(3) Mais prudência

Prudência é a arte de discernir corretamente as situações e saber se portar segundo a vontade de Deus. O prudente, por exemplo, sabe que em alguns momentos deve se calar para não piorar as situações. Sabe que deve dizer não a coisas que vão contra a vontade do Senhor. O salmista mostra que havia adquirido esse benefício pela sua busca constante pelos ensinos da Palavra de Deus: Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos” (Salmos 119:100). Quem investe tempo de vida para conhecer a vontade do Senhor adquire esse precioso benefício vindo diretamente de Deus a nós e sofre muito menos, pois, é menos imprudente e, por isso, colhe menos frutos de ações impensadas e incorretas.

(4) Mais força para desviar-se do mau caminho

Um dos mais poderosos benefícios que colhemos de nosso contato com a palavra do Senhor é a capacidade e a força de saber quando dizer não. O mundo, apesar de considerar-se livre, ao contrário, é escravo dos maus caminhos e vícios que aceita. Não consegue dizer não a eles! O salmista, ao contrário, descreve o benefício que teve com seu contato com a Palavra do Senhor: “De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra” (Salmos 119:101). Saber desviar-se do mau caminho e ter a força suficiente para fazer isso é um poderoso benefício que temos em nossas vidas quando valorizamos a palavra de Deus!


www.esbocandoideias.com
Presbítero André Sanchez

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Cadastre seu email e receba nossas novidades