quinta-feira, 5 de maio de 2016

4 lições básicas de Jesus para vencer as mais difíceis tentações do diabo


4 lições básicas de Jesus para vencer as mais difíceis tentações do diabo




A Bíblia nos ensina que Jesus, sendo Deus, se fez homem. E sendo homem, foi exposto as dificuldades que nós seres humanos enfrentamos (Filipenses 2:7). E uma dessas dificuldades, talvez uma das maiores, são as tentações. Em Mateus 4.1-11, Jesus Cristo é levado pelo próprio Espírito de Deus para ser tentado. Era hora de Cristo enfrentar o que nós seres humanos enfrentamos, o tentador: “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4:1). E por ter passado por essa grande e terrível tentação e vencido, Jesus tem muitas coisas a nos ensinar sobre enfrentar e vencer tentações. Vejamos as lições básicas de Jesus para enfrentarmos e vencermos as tentações mais difíceis. 

(1) Esteja focado nas práticas espirituais

Com toda a certeza Jesus estava passando por um momento muito difícil de Sua vida e ministério. Ele estava debaixo de tentações do próprio diabo. O que Jesus fez? Ele dedicou-se às práticas espirituais de maneira muito focada e especial. O texto nos mostra que Jesus começou imediatamente um jejum: “E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome” (Mateus 4:2). Jesus nos ensina que para vencer tentações é preciso estar mais conectado com Deus e com a vontade Dele do que com o mundo e suas distrações.

(2) Esteja atento

A tentação pode vir do lugar que menos se espera. Ao invés de começar a tentar Jesus, talvez com prazeres sexuais ou com as tentações mais comuns em que os homens geralmente caem, o diabo aproveitou-se de algo legítimo para tentar confundir Jesus: “Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mateus 4:3). Qual o pecado em comer e saciar a fome? Nenhum, poderíamos pensar. Mas Jesus sabia que naquele momento estava em jejum e comer qualquer alimento estaria fora da vontade de Deus para a vida dele, além, é claro, da sugestão do diabo de que deveria fazer sinais para provar que era Filho de Deus, o que, naquele momento, não era algo necessário.

(3) Esteja com a palavra de Deus em seu coração

Apesar do diabo tentar confundir Jesus, Ele tinha a palavra de Deus clara em seu coração. Jesus certamente era um grande estudioso da Palavra do Senhor, buscava sempre meditar nela e memorizá-la. Quando Jesus responde ao diabo, iniciando com “está escrito”, ele evoca todo o poder da palavra de Deus para fortalecer a sua decisão de não cair na tentação: “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4). Jesus mostra ao diabo que o caminho em que Ele estava seguindo era seguro, era reto e estava firmado nos preceitos do Senhor. A palavra de Deus sempre nos ajudará a vencermos os ataques do maligno. Em Efésios 6:10-20 a Palavra de Deus é mostrada como sendo parte da armadura de Deus que o cristão deve usar.

(4) Esteja sempre alerta

O diabo não se contentou com apenas uma tentação. Jesus deve ter ficado feliz em resistir à primeira tentação e vencer, porém, o diabo ainda disparou mais duas vezes contra Jesus naquele momento. O diabo não tem dó de ninguém. Ele vai explorar todas as oportunidades para nos fazer pecar e desagradar a Deus. Tenha isso em mente. Além disso, Lucas nos relata que ele, mesmo depois de ter perdido para Jesus, ainda não se deu por vencido: “Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno” (Lucas 4:13). O diabo sempre vai procurar momentos oportunos para nos fazer cair, por isso, é preciso estarmos sempre alertas e firmes em nossos propósitos com Deus. Jesus viveu alerta até a Sua morte na cruz, quando cumpriu plenamente a Sua missão. Nós também devemos focar em nossa missão e nunca baixar a guarda, pois o diabo com suas tentações sempre aguarda o momento oportuno para nos atingir.


www.esbocandoideias.com
Presbítero André Sanchez

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Cadastre seu email e receba nossas novidades