Últimas notícias

Aplicativo de celular promete estimular o seu crescimento espiritual

Aplicativo de celular promete estimular o seu crescimento espiritual

Aparentemente esta geração procura uma forma de trazer a espiritualidade para o mundo digital e vice-versa. Além dos populares aplicativos com textos bíblicos, os últimos meses foram marcados pelo lançamento de diferentes aplicativos que promete melhorar o relacionamento com Deus.
Já existe um para orar mais, um que deseja calar a voz de Satanás, e um para fazer confissão de pecados online. Agora surge um que promete acompanhar o seu crescimento espiritual. Com o nome de ‘SoulPulse’ [Pulso da alma], o software para smartphones mede e estimula um conhecimento maior do seu lado espiritual.
O projeto original é criação de um pastor e foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Connecticut para ser feito em um site. Acabou sendo transportado para os celulares cada vez mais onipresentes. Seu funcionamento é simples: o cliente baixa o aplicativo e todos os dias, durante duas semanas, recebe duas pesquisas curtas (de 2 a 5 minutos de duração cada) para ser concluída em tempo real de forma interativa.
Alguns dos temas das questões propostas são sobre seu relacionamento com os outros, segurança emocional, estado de saúde, a percepção de estar em paz com Deus (ou não) e o sentimento de realização espiritual ou falta dela.
A partir das respostas do usuário, é criado um perfil detalhado da experiência, que serviria para “medir” a espiritualidade, ajudando-o a avaliar como “medir o pulso” de sua alma. Um relatório final pode ser gerado, oferecendo ainda algumas dicas úteis para melhorar a sua vida espiritual.
Para muitos pode parecer uma bobagem, mas é crescente o número de aplicativos que ajudam as pessoas a controlar qualquer tipo de ação, incluindo o número de passos que andam por dia, seus diferentes ciclos do sono, e medir diferentes aspectos de suas práticas esportivas.
Por trás do SoulPulse existem psicólogos e sociólogos que pesquisam as práticas espirituais seguindo o conceito de psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi sobre os fluxos da vida. A ideia básica é que realmente se pode estabelecer padrões e conexões entre suas atividades diárias e seu nível de saúde espiritual.
Um de seus idealizadores é o conhecido pastor presbiteriano John Ortberg. Embora ele concorde “as coisas espirituais nem sempre são quantificáveis”, defende que o SoulPulse pode ajudar no estabelecimento de disciplinas na busca da presença de Deus em meio ao agitado ritmo cotidiano do século 21.
“Essa ideia surgiu pois estou interessado em psicologia, espiritualidade e a natureza da condição humana”, disse Ortberg, que além de pastorear uma igreja de 10 mil membros tem um doutorado em psicologia e é autor de vários livros cristãos.
“Por que as pessoas mudam ou não mudam? Por que é tão difícil mudar? O que você precisa saber sobre si mesmo para se tornar alguém melhor? Estas parecem ser lacunas abertas em nosso conhecimento… Sua alma é mais importante do que seu corpo. Se podemos monitorar o corpo, de maneiras muito íntimas e precisas, identificar o bem-estar emocional e espiritual é algo muito valioso”, finaliza.
O aplicativo por enquanto só está disponível em inglês e pode ser baixado em soulpulse.org. Com informações Washington Post e Religion News.

Nenhum comentário