Últimas notícias

Cinco conselhos bíblicos sobre o TEMOR DO SENHOR




O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.  Esta é a verdade central, o fio condutor e a guia pela qual todas as lições contidas em Provérbios são apresentadas.

O livro, que é um verdadeiro manual de vida para todo o servo de Deus, com considerações e ensinamentos práticos que instruem como conviver e se portar no mundo.  Partindo de disposições interiores da alma humana, ele afirma de forma bastante enfática que todo verdadeiro saber não parte de especulações e ciência humana, mas sempre do temor reverente devido ao Senhor.

Assim, devemos aplicar o que o texto bíblico nos ensina procurando com afinco desenvolver em nossa vida um espírito de temor sincero a Deus.

a) Em se tratando de temor ao Senhor, comece buscando desenvolver um espírito reverente e submisso a Deus e a sua vontade (veja o exemplo de Jesus a partir de Fl 2:5 e a instrução de 1Pe 3:15).

b) Reconheça que nenhum esforço seu será válido na busca pelo conhecimento, estudo, bom senso, e sabedoria se não for baseado no temor do Senhor (veja Pv 1:7 e 9:10).

c) Nunca se contente com o conhecimento que já possui do Senhor.  Para toda a sua vida busque sempre continuar desenvolvendo um espírito e uma atitude de aprender mais de Deus (veja o desafio de Os 6:3).

d) Depois de estabelecido como norma para sua vida o temor do Senhor e a sua busca, continue dependendo dele.  Espelhe-se no caso de Daniel e seus amigos a quem o Senhor deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência (confira em Dn 1:17).  Mas também continue estudando e buscando sempre aprender mais.

e) E finalmente, em todos os aspectos de sua vida, priorize viver de acordo com o padrão e mandamentos que o Senhor lhe deu e você encontra na sua Palavra.  Isso é ser sábio de verdade; isso é experimentar o bem viver; isso é levar uma vida que louva e agrada a Deus; isso é ter no dia a dia as palavras do salmo: Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão e confiarão no Senhor (Sl 40:3).


Retirado do blog http://jnescrevinhando.blogspot.com.br/

Nenhum comentário