Últimas notícias

Papa Francisco cria comissão para tratar casos de abuso sexual dentro da Igreja Católica

Papa Francisco cria comissão para tratar casos de abuso sexual dentro da Igreja Católica

Na última quinta feira, o papa Francisco anunciou que o Vaticano está criando uma comissão interna para lutar contra o abuso sexual de crianças na Igreja Católica. O anúncio foi feito um dia depois de a Igreja Católica se negar a passar informações à ONU a respeito de abusos cometidos por seus sacerdotes.
O anúncio foi feito pelo arcebispo de Boston Sean O’Malley, após um encontro entre o papa e seus oito cardeais conselheiros. O papa Francisco já havia comentado sobre o tema, afirmando ser vital para a credibilidade da Igreja lutar contra o abuso sexual.
O’Malley explicou que a comissão do Vaticano será formada por especialistas e irá prover códigos de conduta para os membros do clero, além de dar instruções a autoridades da Igreja e cuidar para que a seleção dos seminaristas seja mais rigorosa.
- Até agora, tem se focado muito na questão judicial. Mas a parte pastoral também é muito importante. O Santo Padre está preocupado – explicou o arcebispo.
O comunicado feito pelo Vaticano explica ainda que a comissão manterá o papa Francisco informado a respeito dos programas de proteção a criança, e também formular sugestões para novas iniciativas sobre o tema.
Nos últimos anos, a Igreja Católica se viu envolvida em inúmeros casos de abuso sexual cometidos por seus sacerdotes, e afirma ter reforçado suas normas contra abusos no começo do ano.
Ao receber um questionário recentemente do Comitê da ONU para os Direitos da Criança apresentou à Santa Sé (que é um Estado independente), que pedia detalhes de casos particulares de abuso sexual notificados ao Vaticano desde 1995, o Vaticano se recusou a responder, alegando que os casos são de responsabilidade de Justiça dos países onde os crimes foram cometidos.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Nenhum comentário