Últimas notícias

Plano de unir Mar Morto e Mar Vermelho gera polêmica ambiental

Plano de unir Mar Morto e Mar Vermelho gera polêmica ambiental

A Jordânia tem um projeto para ligar o Mar Vermelho com o Mar Morto e assim impedir que este último evapore totalmente. A proposta é dessalinizar parte da água desses dois mares para poder enviá-la ao sul do país.
“O governo aprovou o projeto depois de anos de estudos técnicos, políticos, econômicos e geológicos”, disse o primeiro ministro da Jordânia, Abdullah Nsur.
O projeto vai custar US$ 980 milhões de dólares, mas antes mesmo de sair do papel já tem enfrentado a crítica de grupos ambientalistas. Esses pesquisadores estão com medo de que o Mar Vermelho mude completamente o ecossistema do Mar Morto, que já é considerado como frágil.
O projeto foi desenvolvido por Israel, Palestina e Jordânia, mas para o ministério israelense de proteção ambiental há uma “grande incerteza” do sucesso dessa união, por isso eles pedem que o plano seja aplicado em uma escala menor.
A Palestina por sua vez reclama de não ter acesso ao Mar Morto, local onde gostaria de construir hotéis e desenvolver atividades turísticas. Eles também criticam a falta de igualdade nessa pesquisa, já que o plano não traz benefícios para a população. Com informações G1.

Nenhum comentário