Últimas notícias

Fim do mundo ? (não) vai ou não acabar no dia 21 de dezembro (21/12/12)





Não é a primeira (tampouco a última) vez que o planeta passa por uma ameaça de chegar ao fim. Só nos últimos 25 anos, a Terra passou por três grandes previsões de que ia acabar: a passagem do Cometa Halley em 1988, as profecias de Nostradamus previstas para o ano de 1999 e o chamado “bug do milénio” na virada de 1999 para 2000. Mas e agora, qual é a explicação para o planeta acabar?

Para explicar o fim do mundo no dia 21 de Dezembro de 2012, é preciso voltar aos tempos da civilização maia (que se desenvolveu na região que hoje é a América Central) antes da chegada dos espanhóis ao continente americano. Distante de outras culturas (como a oriental e europeia), os maias desenvolveram uma forma própria de enxergar o mundo. Uma das características desse povo era a forma de contar o tempo.

O Calendário Maia tem como base a contagem do ano em 260 dias, divididos em 13 ciclos de 20 dias. Há também ciclos maiores, sendo que um deles é de cerca de 5125 anos. Como este ciclo é de uma data correspondente ao dia 11 de Agosto de 3114 A.C., o fim dele está marcado exactamente para o dia 20 de Dezembro de 2012.

O fim do ciclo maia serviu para dar origem ao boato de que o mundo chegaria ao fim em 21/12/12. De acordo com o site da NASA, as previsões apocalípticas ligaram o fim do Calendário Maia com o choque de um suposto planeta de nome Nibiru com a Terra.

Por que o mundo (não) vai acabar no dia 21 de dezembro (21/12/12)

Para quem acredita no fim do mundo, Nibiru estaria em rota de colisão com a Terra. A NASA afirma que a primeira data do choque que acabaria com o mundo estava marcada para o ano de 2003, mas o fim do Calendário Maia fez com que a catástrofe passasse a ser esperada para o dia 21 de Dezembro deste ano.
A NASA afirma que não há a mínima chance de um planeta de grandes dimensões entrar em colisão com a Terra. Se isso acontecesse, seria completamente visível aos telescópios com, pelo menos com uma década de antecedência. A NASA também dá conta de que Nibiru não existe.

Outras teorias também derrubadas pela NASA davam conta de que a Terra poderia ser destruída por uma tempestade solar, pela escuridão de três dias que mataria a maioria da população, pelo alinhamento dos planetas que causaria o engolimento da Terra por um buraco negro e pela inversão magnética dos pólos.
Além de derrubar as hipóteses da Terra acabar, a NASA também refuta a ligação entre o fim do calendário Maia e o fim dos tempos. A explicação é simples e pode ser ligada em uma página especial criada para evitar uma atmosfera de pânico pelo medo do fim dos tempos:

“Assim como o calendário que você tem na sua parede da cozinha não deixará de existir após 31 de Dezembro, o calendário maia não deixará de existir em 21 de Dezembro de 2012. Esta data é o final do um longo período de contagem maia, mas depois outro longo período de contagem começa para o calendário maia. Assim como seu calendário começa novamente em 1 de Janeiro”. Ou seja, o fim do ciclo no Calendário Maia não significa o fim do mundo. Quer dizer apenas que… o calendário acabou.

E então, vai Comentar?!

Tem outra matéria muito boa sobre o fim do mundo veja clicando no link abaixo:
 

Nenhum comentário