Últimas notícias

TRÉS COISAS QUE PRECISAMOS SABER "JOSUE 1. 1-9"






ESTE TEXTO TRAZ PARA NÓS ALGUMAS IMPORTANTES COISAS DE QUE PRECISAMOS PARA TER VITÓRIA NO ANO NOVO QUE VIRÁ. A BÍBLIA DEFINE ESTA VITÓRIA NESTE TEXTO NOS SEGUINTES TERMOS: “PARA QUE SEJAS BEM-SUCEDIDO POR ONDE QUER QUE ANDARES” (V.7) E “FARÁS PROSPERAR O TEU CAMINHO” (V.8). QUEM NÃO QUER PROSPERAR E SER BEM-SUCEDIDO? MAS ISSO NOS TERMOS DE DEUS E NÃO NOS NOSSOS! O DIFERENCIAL É ESTE: COLOCAR NOSSOS PLANOS NOS PLANOS DE DEUS E NÃO DEUS NOS NOSSOS PLANOS... DESTA FORMA, PRECISAMOS SABER...

TRÊS COISAS SOBRE NÓS:

DEVEMOS SABER QUE SOMOS SERVOS: “MOISÉS, MEU SERVO, É MORTO”... “DISPÕE-TE” (V. 2). JOSUÉ TINHA DE SABER QUE MOISÉS AGIRA COMO SERVO E DEUS AGORA REQUERIA ISSO DELE TAMBÉM. PARA SER BEM-SUCEDIDO, É PRECISO SER SERVO, ESTAR SUBMISSO A DEUS E A SUA VONTADE.

DEVEMOS SABER SE SOMOS FORTES: A FORÇA, DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS, NÃO É A CAPACIDADE DE SUBMETER ALGUÉM, MAS DE SUBMETER-SE AO OUTRO; NÃO É A CAPACIDADE DE DESTRUIR, MAS DE RESISTIR; NÃO DE PESAR, MAS DE SUSTENTAR. SÊ FORTE É UMA EXPRESSÃO QUE APARECE NOS VS. 6, 7, 9. TRÊS VEZES É UM SINAL BÍBLICO DE IMPORTÂNCIA, UM SUPERLATIVO, COMO EM “SANTO, SANTO, SANTO”. É UMA URGÊNCIA PARA SER BEM-SUCEDIDO, PORQUE O FRACO É AQUELE QUE NÃO TEM UMA VONTADE RESISTENTE, É AQUELE QUE RETROCEDE, QUE ABANDONA, QUE NÃO PERSISTE. SER FORTE É TER COMPROMISSO.

DEVEMOS SABER SE SOMOS CORAJOSOS: A CORAGEM NÃO É A AUSÊNCIA DE MEDO, MAS A CAPACIDADE DE VENCÊ-LO, DE NÃO CEDER A ELE. ESTA EXPRESSÃO APARECE JUNTO AQUELA REFERENTE À FORÇA. A CORAGEM É QUE NOS FAZ ANDAR, DAR UM PASSO ADIANTE E TOMAR A TERRA DA PROMESSA. DEUS NÃO TOLERA A COVARDIA, PORQUE ELA SIGNIFICA FALTA DE FÉ.

MAS ALÉM DE SABER TRÊS COISAS SOBRE NÓS, É PRECISO SABER...

TRÊS COISAS SOBRE DEUS

DEVEMOS SABER QUE DEUS É VIVO: MOISÉS, MEU SERVO, É MORTO... MAS EU SEREI CONTIGO COMO FUI COM ELE, PROMETE DEUS NESTE TEXTO. DEUS NÃO ESTÁ PRESO A PESSOAS DO PASSADO, NEM A MODISMOS, NEM A TRADICIONALISMOS, MAS DEUS É DINÂMICO; ELE É VIVO, ESTÁ EM AÇÃO. NÃO PODEMOS FICAR PRESOS A NOSSOS TRAUMAS DO PASSADO, NEM AO LUTO DAQUILO QUE FOI PERDIDO. DEVEMOS “DISPOR-NOS”, PORQUE DEUS É VIVO!

DEVEMOS SABER QUE DEUS É FIEL: “ASSIM COMO FUI COM MOISÉS, ASSIM SEREI CONTIGO”. O PLANO DE DEUS NÃO MUDA PORQUE AS CIRCUNSTÂNCIAS MUDARAM. A TERRA PRECISA SER CONQUISTADA. DEUS TEM UM PLANO E IRÁ COM ELE ATÉ O FINAL. ELE CONTA CONOSCO, MAS ELE É FIEL NAQUILO QUE PROMETE. DEUS TEM COMPROMISSO COM SUAS PROMESSAS.

DEVEMOS SABER QUE DEUS É PRESENTE: “NUNCA TE DEIXAREI, NEM TE DESAMPARAREI” (V.5); “O SENHOR, TEU DEUS, É CONTIGO, POR ONDE QUER QUE ANDARES” (V.9). DEUS NÃO MANDA RECADO, ELE VAI CONOSCO. ELE É PRESENTE EM QUALQUER TEMPO OU CIRCUNSTÂNCIA. ELE ESTÁ CONOSCO NA CAMINHADA.


2 comentários: